Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

MP da Georgia abre investigação por supeita de fraude eleitoral

30 out, 2024 - 08:27 • Reuters

Depois do anúncio dos resultados, os partidos da oposição apontaram para uma manipulação dos resultados. Presidente da Georgia vai ser convocada para interrogatório.

A+ / A-

O Ministrério Público da Georgia afirmou, esta quarta-feira, que está em curso uma investigação sobre uma possível fraude eleitoral, nas eleições que se realizaram no país, no último sábado. O partido Georgian Dream somou a maioria dos votos e, depois do anúncio do vencedor, os partidos da oposição acusaram que os resultados tinham sido manipulados.

Avança ainda que a presidente geogiana, Salome Zourabichvili, vai ser convocada para interrogatório esta quinta-feira, depois de ter feito críticas ao governo e ter afirmado, repetidamente, que a contagem dos votos está sob suspeita de fraude.

Especialistas eleitorais, incluindo a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que é composta por 57 países, afirmaram que as eleições ficaram marcadas por vários incidentes, entre eles intimidação e suborno de cidadãos, o que podia ter um efeito influenciador no resultado. Contudo, não chegam a adjetivar estas eleições como fraudulentas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+