26 out, 2024 - 00:42 • Fábio Monteiro
Israel lançou um ataque contra “alvos militares” no Irão este sábado.
O ataque começou quando passavam poucos minutos de meia-noite em Portugal (três da manhã em Teerão) e foi confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF).
Numa publicação na rede social "X" (antigo Twitter), as IDF anunciaram estar “a conduzir ataques de precisão contra alvos militares no Irão”.
“O regime do Irão e os seus representantes na região têm atacado implacavelmente Israel desde 7 de outubro - em sete frentes - incluindo ataques diretos a partir de solo iraniano. Como qualquer outro país soberano do mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder”, explicou Daniel Hagari, porta-voz das IDF.
“As nossas capacidades defensivas e ofensivas estão totalmente mobilizadas. Faremos tudo o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel.”
Segundo a agência "Reuters", foram ouvidas várias explosões violentas em Teerão, a capital do país, assim como na cidade vizinha de Karaj.
Há também registo de destruição junto ao Aeroporto Internacional Imam Khomeini.
Em declarações à “CNN”, a Casa Branca revelou que foi avisada com antecedência do plano de ataque do Governo israelita.
A ofensiva surpresa de Israel este sábado é um ato retaliatório. No início de outubro, recorde-se, o Irão disparou dezenas mísseis contra Israel - o segundo ataque direto em seis meses. Apesar do “Iron Dome”, alguns mísseis dos quais atingiriam solo israelita.
Então, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o Irão iria "pagar por isso".