Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Força da ONU no Líbano alerta para conflito regional "catastrófico para todos"

12 out, 2024 - 17:21 • Lusa

A força de paz da ONU anunciou que um dos seus capacetes azuis foi atingido, este sábado, a tiro no quartel-general em Naqoura, no sul do Líbano, elevando para cinco o número de soldados feridos em incidentes ocorridos em três dias atribuídos a Israel.

A+ / A-

O porta-voz da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) alertou este sábado para a possibilidade de se registar, muito em breve, um "conflito regional com impacto catastrófico" para todos os países envolvidos.

"Não há solução militar", considerou Andrea Tenenti em declarações à agência AFP, apelando a "discussões a nível político e diplomático" para "evitar a catástrofe".

A força de paz da ONU anunciou que um dos seus capacetes azuis foi hoje atingido a tiro no quartel-general em Naqoura, no sul do Líbano, elevando para cinco o número de soldados feridos em incidentes ocorridos em três dias atribuídos a Israel.

Apesar dos incidentes, a UNIFIL recusou retirar-se do sul do Líbano, como solicitado pelo exército israelita.

A guerra entre o "Hezbollah e Israel não é apenas um conflito entre dois países. Muito em breve, poderá ser um conflito regional com um impacto catastrófico para todos", avisou o porta-voz da UNIFIL.

As forças de manutenção da paz estão no Líbano de acordo com a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs fim à guerra de 2006 entre o Líbano e Israel.

Há três semanas que Israel realiza uma intensa campanha de bombardeamentos contra o sul e leste do Líbano, bem como contra Beirute, que causou a morte da maior parte das mais de 2.200 pessoas que perderam a vida no Líbano desde outubro de 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+