Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espaço Schengen

Ameaça terrorista leva Dinamarca a manter controlos na fronteira por mais seis meses

11 out, 2024 - 22:38 • Lusa

Vários países da União Europeia impuseram medidas semelhantes nas suas fronteiras, o que para muitos ameaça o livre-trânsito no espaço Schengen.

A+ / A-

O Ministério da Justiça da Dinamarca anunciou esta sexta-feira a prorrogação por seis meses dos controlos na fronteira com a Alemanha face aos receios de uma possível ameaça terrorista e à expansão do conflito do Médio Oriente.

"Devemos proteger a segurança dos dinamarqueses", disse o ministro da Justiça, Peter Hummelgaard, que garantiu que "a ameaça terrorista contra a Dinamarca é grave" e por isso é necessário "manter os controlos fronteiriços temporários com a Alemanha".

Hummelgaard apontou que outros países vizinhos, comi a própria Alemanha e a Suécia adotaram medidas semelhantes.

"Isto demonstra que na Europa estamos numa situação grave em que também teremos que pensar a quem abrimos as fronteiras dos nossos países", disse.

A Dinamarca anunciou em abril de 2023 o início dos controlos na fronteira alegando motivos de segurança depois de se registarem vários incidentes de resposta a manifestações nas quais se queimaram exemplares do Corão (livro sagrado muçulmano).

Vários países da União Europeia impuseram medidas semelhantes nas suas fronteiras, o que para muitos ameaça o livre-trânsito no espaço Schengen.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+