Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Médio Oriente

Empresa de defesa israelita na Suécia alvo de disparos de arma de fogo

10 out, 2024 - 16:33 • Lusa

De acordo com o jornal sueco Aftonbladet, um adolescente com menos de 15 anos foi detido.

A+ / A-

A empresa de drones israelita Elbit Systems foi esta quinta-feira alvo de um ataque com arma de fogo no sudoeste da Suécia, não se registando feridos, afirmou a polícia sueca.

"Recebemos o alerta esta manhã, por volta das 09h30 (08h30, em Lisboa), sobre tiros disparados contra uma entidade israelita em Kalleback, na região de Gotemburgo", disse Fredrik Svedemyr, porta-voz da polícia.

De acordo com o jornal sueco Aftonbladet, um adolescente com menos de 15 anos foi detido. Segundo a agência France-Presse (AFP), foi aberto um inquérito por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma.

"Fomos ao local com patrulhas. Conseguimos prender um jovem", disse Fredrik Svedemyr à AFP.

A Elbit Systems, empresa conhecida pela produção de aparelhos aéreos não tripulados (drones), não quis fazer comentários.

No passado mês de junho foi encontrado um engenho explosivo perto do mesmo local tendo a polícia iniciado uma investigação.

Nos últimos meses, vários interesses israelitas foram alvo de ataques na Suécia: no início de outubro, foram disparados tiros contra a embaixada de Israel, sem causar vítimas.

Outros incidentes ocorreram perto do complexo da empresa Elbit Systems desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.

Em fevereiro, foi encontrada uma granada perto do edifício, que o embaixador israelita descreveu como uma tentativa de ataque, e em maio registaram-se tiros no exterior do edifício, o que levou a um aumento das medidas de segurança em torno dos interesses israelitas na Suécia.

Os serviços secretos suecos afirmaram, no final de maio, que o Irão estava a recrutar membros de bandos criminosos suecos para levar a cabo "atos de violência" contra Israel na Suécia, mas Teerão negou as acusações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+