Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Médio Oriente

Guterres pede "cessar-fogo imediato" no Líbano

01 out, 2024 - 18:45 • Lusa

O secretário-geral da ONU pediu respeito pela "soberania e integridade territorial" do Líbano, horas depois de as Forças de Defesa de Israel (IDF) terem iniciado uma ofensiva terrestre.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se esta terça-feira "extremamente preocupado" com a escalada do conflito no Líbano, apelando para um "cessar-fogo imediato" de todas as partes, para evitar uma "guerra em grande escala".

Guterres pediu respeito pela "soberania e integridade territorial" do Líbano, horas depois de as Forças de Defesa de Israel (IDF) terem iniciado uma ofensiva terrestre para deter a ameaça da milícia xiita Hezbollah, cujo líder, Hassan Nasrallah, foi morto na sexta-feira num bombardeamento israelita em Beirute.

O responsável máximo das Nações Unidas mantém contacto com vários atores no conflito e falou esta terça-feira com o primeiro-ministro interino do Líbano, Nayib Mikati, a quem reiterou que todo o sistema da ONU está "mobilizado" para ajudar o seu país.

Segundo um comunicado do seu gabinete, Guterres exortou a comunidade internacional a responder "com urgência" ao apelo humanitário lançado esta terça-feira, que pede quase 426 milhões de dólares (cerca de 383 milhões de euros) para acudir à população libanesa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+