Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Síria decreta amnistia a desertores e autores de pequenos crimes

23 set, 2024 - 13:52 • Lusa

Bashar al Assad aprovou uma "amnistia geral" aos desertores das Forças Armadas e responsáveis por pequenos delitos cometidos antes de domingo.

A+ / A-

O Presidente da Síria, Bashar al Assad, aprovou esta segunda-feira uma “amnistia geral” aos desertores das Forças Armadas e responsáveis por pequenos delitos cometidos antes de domingo.

O decreto aprovado esta segunda-feira em Damasco exclui aqueles que se entregaram às autoridades nos últimos quatro meses.

Em concreto, o documento presidencial sírio contempla uma "amnistia geral" aos responsáveis de delitos de deserção "interna ou externa" e autores de pequenos delitos.

"Estão excluídos os crimes que envolvam danos grave à sociedade e ao Estado" (sírio), refere o decreto não especificando o âmbito da aplicação da medida nem indicando o número de possíveis beneficiários.

De acordo com a agência de notícias estatal SANA este decreto aplica aos "suspeitos de fuga" caso se entreguem às autoridades num prazo de três meses, caso estejam na Síria, ou quatro meses se estão no estrangeiro.

Bashar al Assad anunciou nos últimos anos medidas semelhantes, no quadro da guerra civil que se prolonga desde 2011.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+