Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pelo menos seis mortos em inundações e aluimentos de terra no Japão

23 set, 2024 - 10:48 • Lusa

De acordo com as autoridades locais, citada pela televisão NHK, duas pessoas foram também dadas como desaparecidas.

A+ / A-

Pelo menos seis pessoas morreram em inundações e aluimentos de terras no centro do Japão, no sábado e no domingo, noticiaram hoje meios de comunicação social locais, citando as autoridades locais.

Os acidentes ocorreram na sequência de chuvas torrenciais que afetaram a província de Ishikawa, na costa do mar do Japão, uma zona duramente atingida pelo sismo de 1 de janeiro, no qual morreram 374 pessoas.

De acordo com as autoridades locais, citada pela televisão NHK, duas pessoas foram também dadas como desaparecidas.

A agência meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) registou "chuvas torrenciais de uma escala sem precedentes", entre sábado e domingo, em Wajima, no norte da península de Noto.

As autoridades da região de Ishikawa pediram a cerca de 110 mil pessoas para saírem do local, enquanto a JMA emitiu um alerta de emergência máxima para a região.

Além dos edifícios inundados, vários aluimentos de terra bloquearam estradas, deixando sem energia elétrica cerca de 6.200 habitações e pelo menos 1.700 sem água corrente.

As inundações atingiram também oito centros de acolhimento temporário em Wajima e Suzu, onde vivem ainda vítimas do sismo ocorrido no início do ano.

O exército foi chamado como reforço para toda a região rural ao longo da costa do mar do Japão.

Nos últimos anos, os níveis de precipitação no Japão atingiram recordes em várias zonas do país, desencadeando inundações e aluimentos de terra muitas vezes mortais.

Peritos consideraram que as alterações climáticas agravam a frequência, a intensidade e a imprevisibilidade destes fenómenos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+