14 set, 2024 - 11:33 • Lusa
A Rússia lançou na sexta-feira à noite mais de 70 drones iranianos Shahed sobre a Ucrânia, tendo caído fragmentos de um veículo aéreo não tripulado sobre as instalações de uma empresa de serviços públicos em Kiev.
De acordo com a Força Aérea Ucraniana, foram lançados 76 drones sobre a Ucrânia, dos quais 72 foram abatidos nas regiões de Odessa, Mikolayiv, Kherson, Poltava, Kharkov, Kiev, Donetsk, Zhitomyr, Dnipro, Cherkassi, Vinitsia e Sumi.
Além disso, dois drones inimigos foram perdidos em território ucraniano e outros dois foram devolvidos à Rússia, segundo Kiev. Em Odessa, vários edifícios foram danificados na sequência dos ataques.
O Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, agradeceu aos soldados da aviação do exército, aos grupos móveis de artilharia e defesa antiaérea, por terem defendido "os ucranianos durante toda a noite".
"Precisamos de mais capacidades para reforçar o nosso escudo de defesa aérea, a nossa defesa aérea e as nossas capacidades de longo alcance para continuar a proteger vidas e o nosso povo. Estamos a trabalhar neste sentido com todos os parceiros da Ucrânia", afirmou Zelensky na sua conta do Telegram.