Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Uso de mísseis de longo alcance ocidentais contra Rússia seria "guerra com NATO"

12 set, 2024 - 18:08 • Lusa

Putin diz que autorização dos países ocidentais "mudaria a própria natureza do conflito", repetindo uma ameaça que já fez.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, advertiu esta quinta-feira que uma autorização dos países ocidentais à Ucrânia para ataques com mísseis de longo alcance contra território russo significaria que "os países da NATO estão em guerra com a Rússia".

"Se esta decisão [de uso de mísseis de longo alcance ocidentais] for tomada, significará nada menos do que o envolvimento direto dos países da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] na guerra na Ucrânia", advertiu Putin.

"Isso mudaria a própria natureza do conflito. Significaria que os países da NATO estão em guerra com a Rússia", acrescentou Putin num vídeo publicado na rede social Telegram por um jornalista do grupo presidencial russo.

O Presidente ucraniano criticou esta quinta-feira a demora do Ocidente no levantamento das restrições para a utilização das armas de longe alcance dos aliados em território russo, após negociações sobre esta questão com responsáveis norte-americanos e britânicos.

"Devemos ser francos, a demora no processo de permissão para a utilização das armas de que fala (...) contra alvos militares no território da Federação Russa (...) leva a Rússia a deslocar esses alvos militares para o interior do seu território", declarou Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+