12 set, 2024 - 20:56 • Miguel Marques Ribeiro com Reuters
Um multimilionário e uma engenheira ficaram, esta quinta-feira, para a História como os primeiros astronautas de um voo privado a completar uma caminhada no espaço.
O passeio é mais um êxito alcançado pela Space X, a empresa de Elon Musk, no seu desíngnio de impulsionar o turismo espacial.
Na transmissão, feita no site da Space X, foi possível ver o fundador da empresa de pagamentos Shift4 (FOUR. N), Jared Isaacman, a sair para o espaço em primeiro lugar.
Em casa, há muito trabalho a fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito - Jared Isaacman, astronauta
O empreendedor e antigo piloto financiou a missão Polaris Dawn, que partiu na terça-feira da Terra. Nos últimos dias, a nave Crew Dragon ficou a orbitar a Terra a 730 km de distância.
Com o planeta em pano de fundo, Isaacman proferiu uma frase lapidar: "Em casa, há muito trabalho a fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito".
Seguiu-se Sarah Gillis, uma engenheira que trabalha para a empresa liderada por Elon Musk.
Cada um esteve 10 minutos no espaço, enquanto outros dois colegas ficaram a observar do interior da Crew Dragon.
Elon Musk foi reagindo de forma entusiasta ao longo do dia ao êxito da sua empresa.
"Tente alcançar feitos maiores, Por um futuro mais luminoso que o passado, Acordando cada manhã com inspiração, Para aprender novos segredos do Universo!", escreveu o magnata sul-africano.
A missão testou com êxito um novo tipo de traje espacial mais fino e um processo para despressurizar totalmente a cabine da Crew Dragon - tecnologias pioneiras que podem vir a ser usados em futuras missões espaciais privadas.
Esta foi uma das viagens mais arriscadas que a Space X fez até à data. Neste momento, a empresa é a única capaz de enviar de forma regular seres humanos para a órbita da Terra.