Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Turismo

56 euros só para entrar no país. Nova Zelândia aumenta taxa turística em quase 300%

03 set, 2024 - 08:13 • Lusa

Ministro do Turismo e Hotelaria não acredita que esta subida tenha "impacto significativo no número de visitantes". Setor do turismo não concorda e aponta uma quebra de "cerca de 48 mil visitantes".

A+ / A-

O Governo da Nova Zelândia anunciou esta terça-feira um aumento de 285% na taxa de entrada de turistas a partir de outubro. Este imposto é destinado a ajudar a manter os serviços públicos e a preservar o património.

Os visitantes que chegarem ao país a partir do dia 1 de outubro vão ter de pagar 100 dólares neozelandeses (56 euros) pela taxa de conservação e turismo para visitantes internacionais, em vez dos atuais 35 (20 euros).

Este imposto, adicional às taxas de visto, vai cobrir parte dos custos do turismo no país, justificou o ministro do Turismo e da Hotelaria, Matt Doocey, de acordo com um comunicado oficial.

“O turismo internacional tem custos para as comunidades locais, incluindo uma pressão adicional sobre as infraestruturas regionais e o aumento dos custos de manutenção e conservação em toda a nossa área de conservação”, afirmou Doocey, salientando a contribuição significativa do setor do turismo para a economia local.

De acordo com dados oficiais, cerca de 4,9 milhões de turistas visitaram a Nova Zelândia em 2023 e contribuíram com cerca de 11 mil milhões de dólares neozelandeses (6,17 mil milhões de euros) para a economia.

Doocey disse que, apesar do aumento da taxa, implementada a partir de 2019, o Governo da Nova Zelândia está empenhado em continuar a desenvolver o setor. Este novo imposto, que representa menos de 3% do gasto total por visitante, "é improvável” que tenha um impacto significativo no número de visitantes.

No entanto, Rebecca Ingram, diretora executiva da Aotearoa Indústria Turística, associação que representa vários setores da indústria do turismo, disse acreditar que este aumento vai afastar cerca de 48 mil visitantes e ainda reduzir os gastos dos turistas, de acordo com declarações à emissora pública Radio New Zealand.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+