Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comissão Europeia assina acordo para tornar carreira de enfermeiros mais atrativa

02 set, 2024 - 12:09 • Lusa

Os países da UE com maiores carências terão maior atenção por parte deste acordo.

A+ / A-

A Comissão Europeia assinou hoje um acordo com o departamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa no sentido de apoiar os países do bloco comunitário a fazer com que a profissão de enfermeiro seja mais atrativa.

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que o acordo tem um financiamento de 1,3 milhões de euros de um programa da União Europeia (UE) e vai ser executado ao longo de três anos.

Os países da UE com maiores carências terão maior atenção por parte deste acordo.

Citada no comunicado, a comissária para a Saúde, Stella Kyriakides, insistiu que os enfermeiros são "a coluna vertebral dos sistemas de saúde e são essenciais para assegurar que os pacientes recebem um tratamento profissional, de alta qualidade, quando necessitam".

O objetivo é fazer com que a carreira de enfermeiro seja mais atrativa e conseguir reter estes profissionais nos países da União, uma vez que uma parte substancial emigra, por exemplo, para o Reino Unido e outros países fora do bloco comunitário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria José Dias Pinh
    06 set, 2024 Cascais 14:09
    Como é quando este programa da UE vai ser posto em prática em Portugal?
  • José Veiga Fonseca
    03 set, 2024 Porto 16:45
    É muito importante que uma Entidade Europeia, em estreita articulação com a OMS/Europa reconheça e explicite a importância dos Enfermeiros na Sociedade/UE. Ressalvo que é ao Estado Membro que compete a execucao das políticas ou implementação de Diretivas. Aguardamos serenamente a concretização desta Política de Saúde/GRH - Enfermeiros. Devemos gratidão à Comissária pela sua lucidez e assertividade política.
  • Francisco
    03 set, 2024 Miranda do Douro 11:19
    Ou Portugal começa a valorizar os seus enfermeiros, ou então agora é que vai ser o êxodo por essa Europa fora.

Destaques V+