Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comissão Europeia autoriza vacina da Moderna contra vírus respiratório comum

23 ago, 2024 - 13:19 • Lusa

A Comissão Europeia anunciou hoje ter autorizado a utilização da vacina mResvia, da farmacêutica Moderna, contra o vírus respiratório comum, destinada à imunização de idosos a tempo da próxima estação fria.

A+ / A-

A Comissão Europeia anunciou hoje ter autorizado a utilização da vacina mResvia, da farmacêutica Moderna, contra o vírus respiratório comum, destinada à imunização de idosos a tempo da próxima estação fria.

"A Comissão autorizou hoje a vacina de ARN mensageiro "mResvia", destinada a imunizar adultos com mais de 60 anos de idade contra a doença do trato respiratório inferior causada pela infeção pelo vírus sincicial respiratório", indica o executivo comunitário em comunicado.

A vacina, destinada a combater o vírus respiratório sazonal altamente contagioso principalmente em idosos, é "a primeira de ARN mensageiro a ser autorizada na UE para uma doença que não a covid-19", adianta o comunicado da Comissão Europeia.

Em causa está o vírus sincicial respiratório, normalmente com sintomas ligeiros, mas que pode ter consequências graves para as pessoas vulneráveis, incluindo os idosos.

"A autorização da mResvia surge antes da época de outono/inverno, quando as infeções respiratórias como com o vírus sincicial respiratório tendem a atingir o seu pico em toda a UE", justifica a comissão.

A "luz verde" segue-se a uma avaliação científica positiva efetuada pela Agência Europeia do Medicamento em junho.

Cabe agora às autoridades de cada Estado-membro decidir se e como irão utilizar a vacina, em conformidade com os seus planos nacionais de vacinação.

Citada no comunicado, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, apela para a adoção do fármaco, vincando que "a vacinação salva vidas".

"Numa União Europeia da Saúde forte, estamos determinados a garantir que todos tenham acesso à proteção de que necessitam contra doenças graves. Esta aprovação da primeira vacina de ARN mensageiro contra o vírus sincicial respiratório mostra claramente a importância da inovação quando se trata de proteger a saúde dos nossos cidadãos", adianta Stella Kyriakides.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+