Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Astronautas retidos no espaço poderão voltar só em 2025 e à boleia

08 ago, 2024 - 15:50 • Cristina Nascimento com agências

Dois astronautas partiram em junho para uma viagem de teste, a bordo de uma cápsula da empresa Boeing. A missão devia ter demorado oito dias. O aparelho revelou ter problemas e ainda não foram reunidas condições para a dupla voltar à Terra.

A+ / A-

A NASA admite que os seus dois astronautas que estão retidos desde o início de junho na Estação Espacial Internacional podem regressar apenas em 2025, à boleia de um aparelho da empresa SpaceX, do empresário Elon Musk.

Em conferência de imprensa, na quarta-feira, responsáveis da NASA revelaram que os problemas da nave Starliner ainda não foram ultrapassados e que têm estado a discutir com a empresa de Musk a hipótese de deixarem dois lugares vagos numa próxima viagem que a SpaceX venha a fazer, para, no regresso, trazerem os dois astronautas retidos.

Os astronautas Butch Wilmore, 61 anos, e Suni Williams, 58 anos, partiram no início de junho para uma missão que seria de oito dias, para testar a cápsula Starliner, da Boeing. No entanto, o aparelho começou a revelar problemas no motor e sofreu uma fuga de hélio.

Já foram agendadas três datas para o regresso da Starliner, mas nenhuma foi cumprida e neste momento não há mais nenhuma em cima da mesa.

Desde 2020 que a NASA tem usado os serviços da Space X para levar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional. A agência espacial norte-americana também pretendia usar os mesmos serviços da concorrente da SpaceX, a Boeing, mas os testes preliminares não correram bem.

A viagem do Starliner em junho deste ano foi a primeira com tripulação a bordo de uma cápsula da Boeing.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+