Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Biden impede deportação forçada de libaneses devido à guerra em Gaza

27 jul, 2024 - 08:42 • Lusa

A grave situação no Líbano deve-se aos confrontos entre Israel e as milícias xiitas do Hezbollah, agravadas desde a guerra de Israel em Gaza.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou sexta-feira uma moratória de 18 meses contra a deportação forçada de libaneses residentes no país, devido à grave situação de segurança no Líbano desde o início da guerra em Gaza.

A moratória inclui certas exceções - como os libaneses sujeitos a ordens de extradição ou que representam uma ameaça à segurança dos EUA - mas, de um modo geral, Biden entende que as condições humanitárias no sul do Líbano se deterioraram a tal ponto que é necessária esta decisão, noticiou a agência Europa Press.

A grave situação no Líbano deve-se aos confrontos entre Israel e as milícias xiitas do Hezbollah, agravadas desde a guerra de Israel em Gaza.

Desde 08 de outubro de 2023, um dia após o ataque do Hamas no sul de Israel e que desencadeou a guerra em Gaza, a violência entre o Exército israelita e o Hezbollah provocou pelo menos 523 mortos no Líbano, na maioria combatentes, segundo um relatório compilado pela agência noticiosa France-Presse (AFP) a partir de várias fontes.

Os ataques do Líbano contra Israel mataram aproximadamente vinte soldados israelitas e mais de uma dezena de civis, segundo o Exército israelita.

Dezenas de milhares de pessoas foram entretanto deslocadas no Líbano e em Israel na sequência desta vaga de violência transfronteiriça.

O Hezbollah, apoiado pelo Irão, afirma que os ataques contra Israel têm servido para demonstrar o apoio do movimento ao seu aliado Hamas.

"Embora continue focado em reduzir as tensões e melhorar a situação humanitária, a realidade é que muitos civis continuam em perigo. Por isso, ordeno o adiamento da deportação de certos cidadãos libaneses presentes nos Estados Unidos", frisou Biden, citado num comunicado.

O chefe de Estado norte-americano determinou ainda ao secretário da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, que tomasse as medidas adequadas para autorizar o emprego de libaneses cuja deportação foi adiada e que concedesse facilidades especiais aos estudantes afetados por esta medida.

O atual conflito na Faixa de Gaza foi desencadeado pelo ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita a 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Em resposta, Israel desencadeou uma ofensiva em Gaza, que já provocou mais de 39 mil mortos, na maioria civis, e perto de 90 mil feridos, bem como um desastre humanitário, de acordo com as autoridades locais, controladas pelo Hamas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+