Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Kiev retirou tropas de um distrito da cidade de Chasiv Yar

04 jul, 2024 - 10:41 • Lusa

O exército russo continua a atacar o resto da cidade, localizada do outro lado de um canal, na esperança de capturá-la por completo.

A+ / A-

O exército ucraniano confirmou esta quinta-feira a sua retirada de um distrito da cidade estratégica de Chassiv Yar, no leste da Ucrânia, cuja conquista foi reivindicada na quarta-feira por Moscovo.

"O comando decidiu retirar-se para posições mais seguras e melhor preparadas", declarou à televisão ucraniana Nazar Volochyn, porta-voz do grupo de forças Khortytsia destacado naquela região.

A Rússia reivindicou na quarta-feira a conquista de um distrito da cidade estratégica de Chassiv Yar, que tentava tomar há meses com o objetivo de alcançar um avanço decisivo no leste da Ucrânia.

A posição das tropas russas permitiu que atingissem com os seus canhões, nomeadamente os Kramatorsk, a maior cidade mineira da região de Donetsk e a guarnição ucraniana nessa parte da frente de batalha.

"Não era mais apropriado manter o distrito de Kanal, onde o inimigo havia penetrado, ameaçando vida e a saúde dos soldados. As posições dos nossos defensores foram destruídas", explicou Nazar Volochyn.

O exército russo continua a atacar o resto da cidade, localizada do outro lado de um canal, na esperança de capturá-la por completo, acrescentou o porta-voz.

No total, "238 bombardeamentos foram registados somente na área de Chassiv Yar nas últimas 24 horas. A maior parte do fogo de artilharia foi direcionado à parte sul da cidade", garantiu.

O canal DeepState da rede social Telegram, que se baseia em fontes abertas e próximo do exército ucraniano, afirmou na quarta-feira que esse distrito foi "completamente arrasado" e que o manter só levaria a "perdas acrescidas".

"A saída desse distrito é, portanto, uma decisão lógica, embora difícil", concluiu.

O exército russo tem tomado a iniciativa nos últimos meses na frente, ganhando terreno gradualmente. Procura penetrar nas linhas de defesa ucranianas no leste, para conquistar a parte do Donbass que não controla, após mais de dois anos do início da invasão da Rússia na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+