A+ / A-

Europeias. Von der Leyen celebra vitória do PPE e promete "escudo contra os extremos"

09 jun, 2024 - 21:36 • Lusa

Após ter passado por 17 países da União Europeia em campanha, incluindo o Porto, a líder da Comissão Europeia vincou: "Somos o partido mais forte, somos a âncora da estabilidade".

A+ / A-
"Somos a âncora da estabilidade".  Von der Leyen celebra vitória do PPE
"Somos a âncora da estabilidade". Von der Leyen celebra vitória do PPE

A candidata do Partido Popular Europeu (PPE) à Comissão Europeia congratulou-se com a vitória do centro-direita nas eleições europeias que hoje terminam, prometendo trabalhar para um "escudo contra os extremos, da esquerda e da direita" no Parlamento Europeu.

"Hoje é um bom dia para o PPE. Ganhámos as eleições europeias, meus amigos", disse Ursula von der Leyen, numa reação na sede do partido de centro-direita, em Bruxelas, logo após uma primeira estimativa que aponta para uma vitória nas eleições europeias.

"O PPE é o grupo político mais forte do Parlamento Europeu, o PPE tem o maior número de líderes, (...) não é possível formar uma maioria sem o PPE e, em conjunto, vamos construir um escudo contra os extremos, da esquerda e da direita, vamos detê-los", vincou a atual presidente da Comissão Europeia e candidata a um segundo mandato.

Após ter passado por 17 Estados-membros da União Europeia (UE) e 31 cidades em campanha, incluindo o Porto, a responsável vincou: "Somos o partido mais forte, somos a âncora da estabilidade".

"Os eleitores reconheceram a nossa liderança durante os últimos cinco anos e esta é uma grande mensagem para todos nós", adiantou Ursula von der Leyen, prometendo que, a partir de segunda-feira, o PPE irá "trabalhar para a Europa, para os cidadãos europeus, e para cumprir a sua missão".

O PPE venceu as eleições europeias, que terminam este domingo nos 27 Estados-membros da UE, ganhando 186 lugares, mais 53 do que os socialistas, revela uma primeira estimativa do Parlamento Europeu, que está a ser atualizada. Os primeiros dados indicavam 181 lugares para o PPE, mais 46 do que os socialistas.

Segundo a primeira projeção em atualização, divulgada esta noite, o PPE (que integra PSD e CDS-PP) mantém-se como a principal força política europeia, seguido pelo grupo dos Socialistas e Democratas (S&D, inclui o PS), que conquistou 133 lugares e continua como segunda maior bancada.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+