Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Finnair suspende alguns voos durante um mês devido a interferências de GPS

29 abr, 2024 - 19:54 • Marta Pedreira Mixão com Reuters

As interferências no serviço de localização por satélite têm-se agravado na Europa Oriental, no Mar Negro e no Médio Oriente, áreas próximas de zonas de conflito. A Estónia atribuí estas interferências à Rússia.

A+ / A-

A companhia aérea finlandesa Finnair anunciou, esta segunda-feira, que vai suspender os voos para Tartu, no leste da Estónia, durante um mês, devido a interferências no sistema GPS naquela zona. A responsabilidade é atribuída à Rússia.

Segundo a Finnair, na semana passada, dois voos tiveram de ser desviados para Helsínquia depois de as interferências no GPS terem impedido a aproximação a Tartu.

"A Finnair vai suspender os seus voos diários para Tartu, na Estónia, de 29 de abril a 31 de maio, para que possa ser implementada uma solução alternativa de aproximação que não exija um sinal de GPS no aeroporto de Tartu", declarou a companhia aérea finlandesa, em comunicado.

As interferências de GPS têm-se agravado na Europa Oriental, no Mar Negro e no Médio Oriente, áreas próximas de zonas de conflito, segundo o grupo industrial OpsGroup.

A Estónia vai abordar esta questão da interferência com os países vizinhos e pretende debater a mesma na União Europeia e na NATO, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Margus Tsahkna, após a decisão da Finnair.

"É um facto que a Rússia afeta os dispositivos GPS no espaço aéreo da nossa região", afirmou o ministro através de um porta-voz, sem apresentar provas da sua afirmação.

Segundo Tsahkna, as autoridades estónias, juntamente com a Finnair, estão a trabalhar para encontrar soluções para restabelecer o tráfego aéreo em Tartu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+