Tempo
|
A+ / A-

Pearl Harbor. Morreu o último sobrevivente do ataque ao USS Arizona

02 abr, 2024 - 18:37 • Diogo Camilo

Navio de guerra afundou durante o ataque do Japão à base naval norte-americana, que levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial. Louis Conter tinha 102 anos.

A+ / A-

Morreu o último sobrevivente da tripulação do USS Arizona, o navio de guerra que afundou durante o ataque do Japão a Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial. Louis Conter tinha 102 anos e faleceu esta segunda-feira na sua casa em Grass Valley, na Califórnia.

A 7 de dezembro de 1941, Conter era um jovem marinheiro que estava de guarda no convés do navio quando bombardeiros japoneses voaram sobre a ilha havaiana de Oahu e atacaram a base naval dos Estados Unidos.

Um dos poucos que sobreviveu às explosões, o veterano norte-americano ajudou a salvar outros marinheiros do ataque que fez 1.177 mortes entre os 1.400 membros da tripulação.

As vítimas do USS Arizona representaram quase metade dos 2.390 norte-americanos mortos em Pearl Harbor, num ataque surpresa que levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial.

Conter, que se alistou na Marinha norte-americana em 1939, serviu durante a Segunda Guerra Mundial no Pacífico e na Europa e, mais tarde, na Guerra da Coreia entre 1950 e 1953, entrando na reforma em 1967 como tenente-comandante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+