Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TPI emite mandados de prisão contra comandantes russos

05 mar, 2024 - 13:45 • Miguel Marques Ribeiro, com Reuters

Os dois suspeitos são responsáveis pelos ataques com mísseis realizados pelas forças sob o seu comando contra a infraestrutura elétrica ucraniana.

A+ / A-

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão para dois dos principais chefes militares russos, os comandantes Sergei Ivanovich Kobylash e Viktor Nikolayevich Sokolov por supostos crimes de guerra na Ucrânia, informou a instituição em comunicado nesta terça-feira.

O TPI, com sede em Haia, afirmou que "há motivos razoáveis para acreditar que os dois suspeitos são responsáveis pelos ataques com mísseis realizados pelas forças sob o seu comando contra a infraestrutura elétrica ucraniana desde pelo menos 10 de outubro de 2022 até pelo menos 9 de março de 2023".

O Tribunal acrescentou que a destruição causada pelos ataques e os danos civis colaterais foram claramente excessivos em relação a qualquer vantagem militar esperada.

Os procuradores da Ucrânia já estavam a investigar possíveis crimes de guerra após uma campanha de inverno de ataques aéreos às infraestruturas energéticas e de serviços públicos ucranianas. A Rússia nega ter visado deliberadamente infraestruturas civis na Ucrânia, dizendo que todos os seus ataques têm como objetivo reduzir a capacidade de combate de Kiev.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+