Tempo
|
A+ / A-

Confirmado encontro entre Biden e Xi em novembro

31 out, 2023 - 22:53 • Lusa

Reunião deverá realizar-se à margem do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que ocorre em meados de novembro, em São Francisco.

A+ / A-

O Presidente dos EUA, Joe Biden, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, irão reunir-se em novembro, em São Francisco (EUA), confirmou esta terça-feira a Casa Branca.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que espera que esta reunião, cuja possibilidade já tinha sido antecipada pelo Governo chinês, seja "construtiva", após promessas dos dois líderes de tentar restabelecer as relações entre Estados Unidos e China.

Embora Jean-Pierre não o tenha especificado, esta reunião deverá realizar-se à margem do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que ocorre em meados de novembro, em São Francisco.

Na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, reuniram-se em Washington, num encontro que foi interpretado como uma preparação deste encontro ao mais alto nível.

Biden e Xi fizeram promessas de procurar restabelecer as relações económicas e diplomáticas, depois de um longo processo de divergências e incidentes iniciado com a "guerra económica" declarada à China pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump em 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+