Tempo
|
A+ / A-

Guardiola pede à Suécia para votar "sim" ao uso do catalão

16 set, 2023 - 22:18 • Lusa

Num vídeo publicado pela "Plataforma pela Língua" e legendado em sueco, inglês e catalão, Guardiola explica ao presidente escandinavo que o catalão é "uma língua antiga", falada por cerca de dez milhões de europeus, número semelhante aos falantes do sueco

A+ / A-

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, dirigiu-se hoje em inglês ao primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, para que, na próxima terça-feira, a Suécia vote "sim" ao uso do catalão na União Europeia (UE).

Num vídeo publicado pela "Plataforma pela Língua" e legendado em sueco, inglês e catalão, Guardiola explica ao presidente escandinavo que o catalão é "uma língua antiga", falada por cerca de dez milhões de europeus, número semelhante aos falantes do sueco, e garante que faz parte do "património cultural" de todos os europeus.

Guardiola pede a Kristersson que aceite o catalão -- "a minha língua", diz -- e que a Suécia não vete o seu reconhecimento na UE.

Este apelo surge dias depois de a Suécia, juntamente com a Finlândia, levantaram reservas sobre o reconhecimento do estatuto oficial de catalão, basco e galego que o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, solicitou ao Conselho da UE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+