Tempo
|
A+ / A-

Médicos Sem Fronteiras resgatam duas centenas de migrantes

04 jul, 2023 - 12:22 • Lusa

Entre eles, encontram-se 47 menores, 16 mulheres e um bebé. Embarcação segue para porto de desembarque a mais de mil quilómetros de distância.

A+ / A-

O navio dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) resgatou na madrugada desta terça-feira 196 migrantes em quatro operações e as autoridades italianas designaram o porto de Marina di Carrara, no norte de Itália, a três dias de viagem, para o desembarque.

Durante a noite, o Geo Barents, com a coordenação das autoridades italianas, efetuou quatro resgates e tem atualmente 196 migrantes a bordo, incluindo 47 menores não acompanhados, 16 mulheres e um bebé.

"Na sequência das quatro operações de salvamento efetuadas durante a noite, as autoridades italianas designaram Marina di Carrara como porto de desembarque para os 196 sobreviventes", informou a organização não-governamental nas redes sociais.

"A viagem destas pessoas ainda não terminou. Ainda têm três dias de navegação pela frente porque as autoridades italianas designaram Marina di Carrara, a 1.025 quilómetros de distância, como porto de desembarque", lamentaram os MSF.

O desembarque de migrantes continua, embora tenha abrandado nas últimas horas, o que permitiu esvaziar o centro de acolhimento da ilha italiana de Lampedusa, onde se encontram atualmente cerca de 430 migrantes, depois de mais de 3.000 no último fim de semana.

Nesta terça-feira, o Ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, e a Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, visitarão a ilha, ponto de chegada de dezenas de milhares de migrantes do Norte de África.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+