Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Intercetados aviões russos perto do espaço aéreo da Suécia

09 jun, 2023 - 03:47 • Lusa

De acordo com a Força Aérea Real britânica, as aeronaves russas não cumpriam os padrões internacionais e não comunicaram com as autoridades competentes.

A+ / A-

A força aérea do Reino Unido revelou na quinta-feira que intercetou, junto com aviões militares da Suécia, duas aeronaves russas que estavam perto do espaço aéreo sueco.

Na operação, Londres mobilizou caças do tipo Typhoon, enquanto a Suécia enviou aviões do tipo Gripen, que estavam destacados para uma missão de vigilância aérea da NATO no Báltico.

De acordo com a Força Aérea Real britânica, as aeronaves russas – um avião de reconhecimento IL20 e um caça Su-27 – não cumpriam os padrões internacionais e não comunicaram com as autoridades competentes.

“No entanto, eles permaneceram no espaço aéreo internacional e voaram de forma profissional”, indicou a força aérea do Reino Unido, explicando que se tratou de “uma interceção de rotina”.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou repetidamente que os voos de aeronaves militares russas são realizados em estrita conformidade com os regulamentos internacionais para o uso do espaço aéreo, avançou a agência de notícias oficial russa TASS.

No final de maio, o Estado Maior do Japão ordenou o destacamento de aviões de combate após terem sido detetados dois aviões de reconhecimento russos, um no Oceano Pacífico e o outro sobre o Mar do Japão.

Dois dias antes, a Rússia disse que destacou um avião de combate para intercetar dois bombardeiros norte-americanos sobre o Mar Báltico, que, segundo Moscovo, estavam a aproximar-se da fronteira russa

Os incidentes que envolveram aviões russos e aeronaves de países da NATO multiplicaram-se nos últimos anos, antes mesmo do início do conflito na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+