Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alterações climáticas

El Niño está de volta. Como pode afetar o clima no planeta?

09 jun, 2023 - 19:08 • Redação, com agências

Fenómeno pode provocar episódios climáticos extremos, como novos recordes de temperatura, seca e chuvas intensas.

A+ / A-

Após três anos do padrão climático La Niña, que frequentemente faz baixar ligeiramente as temperaturas globais, o El Niño, mais quente, está de volta, de acordo com um aviso emitido na quinta-feira pelo Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

O que é o El Niño? "Trata-se do aquecimento anómalo das águas superficiais do setor centro-leste do Oceano Pacífico, predominantemente na sua faixa equatorial. O El-Niño é um fenómeno oceano-atmosférico que afeta o clima regional e global, e que afeta a circulação geral da atmosfera", refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O fenómeno climático "é responsável por anos considerados secos ou muito secos. O El-Niño é caracterizado por variações na atmosfera sobre a região de águas aquecidas. Ocorre em intervalos médios de quatro anos e persiste de seis a 15 meses", adianta o IPMA.

O fenómeno meteorológico fará provavelmente de 2024 o ano mais quente já registado. Alguns cientistas preveem que ganhe uma força moderada até ao final deste ano, existindo ainda a possibilidade de este evento se traduzir num aumento da temperatura média na ordem dos dois graus Celsius.

Em declarações à comunicação social, a cientista climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla inglesa), Michelle L'Heureux, afirmou que, "dependendo da sua força, o El Niño pode causar uma série de impactos, como aumentar o risco de chuvas fortes e períodos de seca em determinados locais do mundo".

Michelle L'Heureux acrescenta que "as alterações climáticas podem exacerbar impactos relacionados com o El Niño. Por exemplo, pode provocar novos recordes de temperatura, principalmente em áreas que já estão sob temperaturas acima da média", acrescentou.

Os investigadores acreditam que o fenómeno é acompanhado pelo deslocamento de massas de ar pelo globo, provocando alterações do clima em todo o mundo, como os verões excecionalmente quentes na Europa ou as secas em África.

El Niño nasce de águas invulgarmente quentes no Pacífico oriental, perto da costa da América do Sul, e além de um aumento de temperatura das águas, o fenómeno poderá manifestar-se através de secas, ciclones, ondas de calor e incêndios.

Pode também trazer ciclones tropicais nas vulneráveis ilhas do Pacífico e chuvas fortes na América do Sul, provocando geralmente condições mais secas na Austrália e no Sudeste Asiático.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+