Tempo
|
A+ / A-

Ataque em França. Português "interpôs-se entre atacante e uma vítima", diz Marcelo

09 jun, 2023 - 16:41 • Ricardo Vieira

Presidente da República destaca papel da comunidade portuguesa em França, no rescaldo do ataque a um parque infantil, em Annecy, que provocou seis feridos.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirma que se encontra “estável” o português que ficou ferido ao perseguir o autor de um ataque que feriu seis pessoas num parque infantil em Annecy, em França.

“Porque se quis interpor entre o atacante e uma vítima acabou por ser atingido pelo atacante e pela polícia. Está estável, felizmente”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas, esta sexta-feira, no Peso da Régua.

“A maior comunidade portuguesa no estrangeiro é em França e quando há problemas que expõem os que estão na rua a trabalhar, como os portugueses, são muitas vezes apanhados no meio. E era uma pessoa de 70 e tal anos”, sublinha o Presidente da República.

O emigrante português tem cerca de 70 anos e encontra-se hospitalizado. Recebeu esta sexta-feira a visita do Presidente francês, Emmanuel Macron.

“Macron foi visitá-lo ao hospital porque sabe o que deve aos portugueses em França e deve há muito tempo, porque nós fomos bater-nos pela França na I Guerra Mundial e só na batalha de La Lys foram milhares de portugueses que foram massacrados. Os franceses sabem que uma parte da sua independência cabe a Portugal”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado divulgado esta sexta-feira, "lamenta o incidente" e manifesta "toda a solidariedade às crianças e adultos feridos, bem como às suas famílias". Quatro crianças, a rondar os três anos de idade, e dois adultos ficaram feridos no incidente com faca.

A nota acrescenta que, "no decurso do trágico acontecimento, um cidadão português, ao tentar impedir o atacante de fugir da polícia, ficou gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo".

A diplomacia portuguesa expressa ainda "uma palavra de profundo agradecimento" pelo que considera ser um "ato de coragem e bravura" e acrescenta que está a acompanhar a situação, junto das autoridades locais e do hospital, e assegura que está a ser "prestado todo o apoio necessário a este cidadão".

Ao início da tarde, em declarações aos jornalistas, o presidente francês Emmanuel Macron revelou que "são positivas" as informações sobre o estado de saúde das crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+