Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Líder da NATO apela a apoio rápido à Ucrânia após destruição de barragem

08 jun, 2023 - 21:21 • Redação com Lusa

Jens Stoltenberg liderou esta uma reunião por videoconferência com o ministro ucraniano Dmytro Kuleba e os 31 países membros da NATO.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, instou esta quinta-feira os países da Aliança a prestarem "rapidamente" apoio às vítimas das inundações na Ucrânia, durante uma reunião com o chefe da diplomacia ucraniana.

O governante ucraniano, Dmytro Kuleba, falou por videoconferência com os embaixadores dos 31 países da NATO durante uma reunião da Comissão NATO-Ucrânia convocada a seu pedido.

Kuleba informou os aliados sobre a destruição da barragem de Kakhovka, no sul do país, e explicou as necessidades de ajuda às vítimas, de acordo com um relatório da reunião presidida por Jens Stoltenberg.

A destruição desta barragem, cuja responsabilidade é negada por Moscovo e Kiev, inundou cidades e aldeias em ambas as margens do rio, incluindo partes da capital regional, Kherson, que foi hoje atacada pelo exército russo.

Os aliados manifestaram a sua "forte solidariedade" para com a Ucrânia, com muitos já a fornecer materiais de primeiros socorros, além de filtros de água, bombas, geradores e equipamento para abrigos, anunciou a NATO.

O Centro Euroatlântico de Coordenação da Resposta a Catástrofes (EADRCC, na sigla em inglês) elaborou uma lista pormenorizada das necessidades mais urgentes da Ucrânia.

O centro coordena os pedidos e ofertas de assistência em caso de catástrofes naturais ou de origem humana.

Durante a reunião, Jens Stoltenberg sublinhou igualmente a importância de prestar apoio a médio e longo prazo à Ucrânia.

As necessidades das forças ucranianas empenhadas numa contraofensiva para retomar os territórios ocupados pelas forças russas serão discutidas durante uma reunião do Grupo de Contacto para a Ucrânia, conhecido como Grupo Ramstein, agendada para 15 de junho na sede da NATO, em Bruxelas, antes da reunião dos ministros da Defesa da Aliança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+