Tempo
|
A+ / A-

GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky já se encontrou com enviado do Papa para a paz

06 jun, 2023 - 14:50 • Pedro Valente Lima

O Presidente da Ucrânia diz ter "discutido a situação no país e a cooperação humanitária", deixando ainda o apelo à Santa Sé para que "contribua para a implementação do plano de paz ucraniano".

A+ / A-
Zelensky encontra-se com o enviado do Papa para a paz
Zelensky encontra-se com o enviado do Papa para a paz

Volodymyr Zelensky já se reuniu com o Cardeal Matteo Zuppi, enviado para a paz do Papa Francisco a Kiev.

Numa publicação na rede social Telegram, citada pelo jornal britânico The Guardian, o Presidente ucraniano diz ter "discutido a situação na Ucrânia e a cooperação humanitária, enquadrada na fórmula para a paz da Ucrânia".

"Apenas a partir da união de esforços, isolamento diplomático e pressão sobre a Rússia é que poderemos influenciar o agressor e trazer paz à terra ucraniana".

Zelensky apelou à Santa Sé para que "contribua para a implementação do plano de paz ucraniano", encorajando outros países e parceiros a "encontrar vias para a paz". "No entanto, desde que a guerra começou no nosso território, o algoritmo para alcançar a paz apenas poderá ser ucraniano".

De acordo com o mesmo jornal, a proposta de paz da Ucrânia inclui 10 cláusulas, incluindo a retirada dos soldados de Moscovo, reparações de guerra e ainda o julgamento dos líderes de guerra russos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+