Tempo
|
A+ / A-

Zelensky. Ucrânia está pronta para a contraofensiva

03 jun, 2023 - 12:59 • Redação

Presidente ucraniano deu entrevista ao Wall Street Journal.

A+ / A-

Volodimir Zelensky garante que a Ucrânia está pronta para a contraofensiva.

Em entrevista ao Wall Street Journal o presidente ucraniano diz acreditar que vão ser bem sucedidos, com o ocidente a redobrar os apoios nos últimos dias.

"Toda a gente sabe que uma contraofensiva sem superioridade aérea é muito perigosa", indicou, acrescentando que não há uma estimativa para o tempo que poderá demorar.

As baterias de mísseis Patriot, usadas contra aviões de combate ou mísseis, são sistemas de armas capazes de proteger os céus da Ucrânia porque "priva a Rússia da sua capacidade de intimidar milhões de pessoas".

Zelensky admitiu ainda na entrevista que a Ucrânia não poderá aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) enquanto estiver em guerra com a Rússia.

"Não queremos ser membro da NATO durante a guerra", declarou, pedindo no entanto aos países da Aliança Atlântica que deem "um sinal" de uma possível futura adesão durante a cimeira que decorrerá em Vilnius, na Lituânia, em 11 e 12 de julho.

No entretanto, na Ucrânia, mantêm-se os ataques a Bakhmut, principal epicentro da guerra, mas também em Kiev, a capital, que foi atacada 17 vezes no mês de maio.

Para além da morte de uma menina de nove anos durante esta sexta-feira, os ucranianos acusam também a Rússia pelo desaparecimento de 400 crianças.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+