Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Putin acusa Ucrânia de "atividade terrorista" contra Moscovo

30 mai, 2023 - 18:29 • Lusa e Reuters

O Ministério da Defesa russo disse que oito dispositivos estiveram envolvidos no atentado. A Ucrânia negou ter qualquer "ligação direta" com os ataques.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou esta terça-feira a Ucrânia de terrorismo e de tentar aterrorizar a população russa, após um ataque sem precedentes com drones (aparelhos aéreos não tripulados) contra a região de Moscovo.

"Este foi um ataque a alvos civis em Moscovo", disse Putin à televisão estatal, citado pela agência espanhola EFE.

Putin disse que o ataque foi uma resposta aos bombardeamentos russos contra alvos militares na Ucrânia, no domingo, e revelou que "há dois ou três dias", Moscovo atacou os serviços secretos militares ucranianos.

"Em resposta, o regime de Kiev escolheu outro caminho, o das tentativas de intimidar a Rússia, intimidar cidadãos russos e atacar edifícios residenciais. Este é, obviamente, um sinal claro de atividade terrorista", afirmou.

Putin disse que as ações de Kiev se destinam a provocar uma "resposta simétrica" contra alvos civis no país vizinho.

"Estou preocupado com as tentativas de provocar uma ação de resposta da Rússia. É evidente que é isso que eles procuram: provocar-nos com ações simétricas. Veremos o que vamos fazer", acrescentou.

O que se sabe até agora sobre o ataque em Moscovo?

A Rússia acusou Kiev de ter lançado, esta terça-feira de manhã, um ataque com drones contra Moscovo, causando dois feridos ligeiros e pequenos danos em vários edifícios.

O Ministério da Defesa russo disse que oito dispositivos estiveram envolvidos no ataque, dos quais cinco foram abatidos pela defesa antiaérea e três foram neutralizados por meios eletrónicos, segundo a agência oficial TASS.

Baza, um canal do Telegram com ligações aos serviços de segurança, afirmou a tentativa de ataque envolveu mais de 25 drones. Já o Comité de Investigação da Rússia avançou que vários drones tinham caído em edifícios na capital russa, causando danos menores.

O site de notícias russo RBC informou que três edifícios tinham sido atingidos pelos drones: dois perto da Leninsky Prospekt, no sul de Moscovo, e um terceiro na cidade de Moskovskiy, perto do aeroporto de Vnukovo.

Um deputado russo salientou à Reuters que três dos drones foram abatidos em Rublyovka, nos subúrbios de Moscovo, zona exclusiva e onde moram vários elementos da elite económica e política da Rússia - incluindo Vladimir Putin.

A Ucrânia negou ter qualquer "ligação direta" com os ataques contra a região da capital russa. O assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, disse, ainda assim, que Kiev estava a assistir ao ataque "com prazer", prevendo mais incidentes deste tipo.

A ação desta terça-feira contra Moscovo ocorreu dois dias depois de duas pessoas terem sido mortas em Kiev por um novo ataque da Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

[Notícia atualizada às 7h18 de 31 de maio de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Só Rússia pode ataca
    31 mai, 2023 Novas piadas de Putin 08:29
    Isto só pode ser piada de mau gosto. Quando viu que não conseguia ocupar a Ucrânia, e mesmo no Donbass e nas regiões anexadas à força, não só não controla o terreno a 100% como tem de lutar dia e noite para manter o que tem, desatou a bombardear a população civil, porque quando o tentou contra militares, levou um "banho". Agora que a Ucrânia começa também a bombardear território russo, fala em "terrorismo"? O quê, só a Rússia é que podia atacar, é isso?
  • Cidadao
    30 mai, 2023 Lisboa 22:12
    Comparamos os estragos em Moscovo, com os estragos na Ucrânia? Ou preferem comparar o numero de mortos, feridos e desalojados de um lado e de outro?

Destaques V+