Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Biden considera que ataque diurno da Rússia "não é algo inesperado"

30 mai, 2023 - 01:04 • Lusa

Depois de meses em que os ataques à capital ucraniana ocorreram quase sempre à noite, a Rússia lançou onze mísseis contra Kyiv pouco antes do meio-dia, causando explosões no centro da cidade ao serem intercetados por defesas aéreas da Ucrânia.

A+ / A-

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou que o ataque da Rússia a Kyiv em plena luz do dia não é algo "inesperado" e lembrou que, por isso, é necessário manter o apoio à Ucrânia o tempo necessário.

"Não é inesperado. É por isso que temos que continuar a fornecer à Ucrânia o que precisa", disse o presidente aos jornalistas.

Depois de meses em que os ataques à capital ucraniana ocorreram quase sempre à noite, a Rússia lançou onze mísseis contra Kyiv pouco antes do meio-dia, causando explosões no centro da cidade ao serem intercetados por defesas aéreas da Ucrânia.

Além disso, a Rússia lançou mais de 40 drones kamikaze na madrugada de domingo, no maior ataque não tripulado a Kiev desde o início da guerra.

Apesar de todos os mísseis terem sido intercetados, uma pessoa morreu após atingida pelos fragmentos de um projétil destruído.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 mai, 2023 Lisboa 08:52
    Estes ataques que nem parecem ser contra instalações ou objetivos militares, são dirigidos à população civil para criar um clima de terror e tentar que a população ucraniana pressione Zelensky a negociar com a Rússia, leia-se entregar território ucraniano e aceitar ingerência Russa na política Ucraniana. Mas estão a pescar num lago sem peixe: nem a população ucraniana se assusta com facilidade, para mais agora que sabe que o apoio ocidental não vai parar e as defesas anti-aéreas se mostram eficazes, como nem passa pela cabeça de Zelensky uma negociação nesses termos. Outra hipótese é andarem à pesca de vulnerabilidades ou a tentar esgotar o stock de misseis da Ucrânia. Mas também aqui não terão exito.

Destaques V+