Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália. Água verde fluorescente “inunda” o Grande Canal de Veneza

28 mai, 2023 - 17:19 • Beatriz Pereira

As teorias para origem da cor apontam ou para um protesto de ativistas climáticos, ou para o resultado da acumulação de algas junto às margens dos canais.

A+ / A-

Este domingo, a população e os milhares de turistas que visitam Veneza viram a água dos canais transformada num cenário pouco vulgar: uma cor verde fluorescente, que pintou as várias "estradas" da cidade.

A razão? Ainda é desconhecida. As autoridades locais estão a investigar a origem da água verde, depois de terem sido recolhidas e levadas amostras para análises.

Até ao momento, as teorias apontam para que a estranha coloração tenha origem ou num protesto de ativistas climáticos, ou será resultado da acumulação de algas junto às margens dos canais.

Foto: Andrea Merola/EPA
Foto: Andrea Merola/EPA
Foto: Andrea Merola/EPA
Foto: Andrea Merola/EPA
Foto: Andrea Merola/EPA
Foto: Andrea Merola/EPA

A cor foi relatada por alguns moradores perto da Ponte Rialto, referiu o presidente da região de Veneza, Luca Zaia, através do Twitter. "O presidente da câmara de Veneza convocou uma reunião urgente com a polícia para investigar a origem do líquido", afirmou.

Alguns meios de comunicação italianos explicaram que a polícia local também está a analisar as imagens de videovigilância junto à Ponte Rialto, havendo também a suspeição de que a cor verde da água possa estar relacionada com uma regata de Volgalonga, que acontece este fim de semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+