Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições regionais em Espanha a seis meses das legislativas. 100 mil agentes mobilizados

28 mai, 2023 - 08:58 • Manuel Pereira Ramos, correspondente em Madrid

Plebiscito deste domingo marcado por fraude durante a campanha e o maior dispositivo de segurança da história democrática de Espanha.

A+ / A-

Mais de 35 milhões de espanhóis vão às urnas este domingo para eleições regionais em todo o país tidas como barómetro das legislativas, que se disputam no final do ano.

A votos estão todos os municípios do país e assentos nos parlamentos de 12 comunidades autónomas.

Para garantir a boa ordem e a transparência do ato eleitoral, o Governo mobilizou cerca de 100 mil agentes policiais para um dispostivo de segurança que é o maior em eleições na história da Espanha democrática.

Isso deve-se em boa parte à campanha eleitoral manchada por fraudulentas compras de votos e casos de corrupção, que põem em causa a pureza de todo o sistema.

Essas irregularidades estão em parte ligadas à grande incerteza dos resultados. Um voto a mais ou a menos pode ser decisivo na escolha dos novos autarcas.

Todas as sondagens preveem um grande equilíbrio entre a direita comandada pelo Partido Popular (PP, maior partido da oposição) e a esquerda, liderada pelos socialistas (PSOE).

Serão escassas as maiorias absolutas, o que obrigará a que nos sítios onde queiram governar os populares tenham de negociar com a extrema-direita representada pelo Vox e os socialistas com os seus atuais parceiros do Governo central.

As votações de hoje serão o grande ensaio para as eleições gerais previstas para dezembro. Pedro Sanchez e o líder da oposição, Alberto Nunes Feijó, sabem-no e estão conscientes de que o seu futuro político irá depender e muito do que hoje possa acontecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+