Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Declarado inocente homem que passou 33 anos na prisão

26 mai, 2023 - 06:53 • Lusa

Daniel Saldana tinha sido condenado por, alegadamente, ter disparado contra um carro com seis adolescentes. Afinal, nem sequer estaria envolvido no local do incidente.

A+ / A-

Um condenado por tentativa de homicídio nos Estados Unidos foi declarado inocente e libertado depois de ter passado 33 anos na prisão, anunciou o procurador do condado de Los Angeles.

Daniel Saldana, de 55 anos, foi condenado em 1990 por ter disparado contra um carro com seis adolescentes que saíam de um jogo de futebol americano numa escola secundária em Baldwin Park, a leste de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos. Dois estudantes ficaram feridos, mas sobreviveram.

Saldana, um dos três homens acusados pelo ataque, tinha 22 anos na altura do tiroteio e trabalhava a tempo inteiro como operário da construção civil. Foi um dos três homens acusados do ataque.

Condenado por seis acusações de tentativa de homicídio e uma acusação de disparo contra um veículo ocupado, Saldana foi condenado a uma pena de 45 anos a prisão perpétua.

Numa conferência de imprensa, na quinta-feira, com o procurador George Gascón, Saldana disse estar grato por ter sido libertado."É uma luta, acordar todos os dias sabendo que se é inocente e estar fechado numa cela", acrescentou.

O gabinete de Gascón começou a investigar, em fevereiro, depois de um outro condenado ter dito às autoridades, durante uma audiência de liberdade condicional em 2017, que Saldana "não esteve envolvido no tiroteio de forma alguma, nem presente durante o incidente", disse o procurador.

Um ex-vice-procurador distrital esteve na audiência, "mas aparentemente não fez nada" e não partilhou as informações com Saldana ou o advogado, conforme exigido por lei, disse Gascón.

Isso levou Saldana a passar mais seis anos na prisão, até à reabertura do caso e a ser declarado inocente, indicou Gascón, que apresentou um pedido de desculpas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+