Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amnistia pede investigação por crimes de perseguição de género no Afeganistão

26 mai, 2023 - 04:11 • Lusa

Desde a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, em agosto de 2021, as mulheres foram excluídas de cargos políticos e da maioria dos empregos no setor público.

A+ / A-

A Amnistia Internacional defende a investigação das restrições e repressão dos direitos nas mulheres no Afeganistão como possíveis crimes sob o direito de internacional, num relatório divulgado esta sexta-feira.

O documento “A guerra dos talibãs contra as mulheres: o crime contra a humanidade de perseguição de género no Afeganistão” foi elaborado pela organização não-governamental (ONG) Amnistia Internacional (AI) e a Comissão Internacional de Juristas.

No relatório apresenta-se uma análise legal detalhada de como as restrições dos talibãs aos direitos das mulheres e raparigas no Afeganistão, juntamente com as detenções ilegais, os desaparecimentos forçados, a tortura e outros maus-tratos, pode constituir crime contra a humanidade de perseguição de género sob o Artigo 7(1)(h) do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (TPI).

A Amnistia Internacional e a Comissão Internacional de Juristas consideram que os procuradores do Tribunal Penal Internacional devem incluir o crime contra a humanidade de perseguição de género na sua investigação em curso sobre a situação no Afeganistão.

As organizações também apelam a outros Estados que exerçam uma jurisdição universal ou outros meios legais para levar à justiça os membros dos talibãs suspeitos de crimes à luz do direito internacional.

O relatório abrange o período de agosto de 2021 a janeiro de 2023 e baseia a sua análise num crescente conjunto de evidências recolhidas por fontes confiáveis, como o relatório “Morte em Câmara Lenta” (2022), da Amnistia Internacional, as organizações da sociedade civil e as autoridades da ONU.

O documento fornece também uma avaliação legal dos motivos para que as mulheres e raparigas que fogem da perseguição no Afeganistão sejam consideradas refugiadas, necessitando de proteção internacional.

Desde a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, em agosto de 2021, as mulheres foram excluídas de cargos políticos e da maioria dos empregos no setor público.

Por meio de uma série de medidas, mulheres e raparigas também foram excluídas da educação, limitando-as à educação primária, impedindo-as de continuar os seus estudos na universidade e restringindo ainda mais as suas oportunidades profissionais.

De acordo com a AI e a Comissão Internacional de Juristas, as restrições discriminatórias que os talibãs impuseram às mulheres violam os direitos humanos e as garantias estabelecidas em numerosos tratados internacionais dos quais o Afeganistão é signatário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+