Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha entrou mesmo em recessão. PIB caiu 0,3%

25 mai, 2023 - 09:17 • Olímpia Mairos

Dados divulgados esta quinta-feira mostram que a maior economia europeia fez marcha atrás no primeiro trimestre do ano.

A+ / A-

A Alemanha entrou em receção técnica no primeiro trimestre de 2023, após a segunda contração consecutiva do seu Produto Interno Bruto (PIB), num contexto de quebras na indústria, inflação e taxas de juro elevadas.

De acordo com o The Guardian, que cita dados divulgados esta quinta-feira pela agência federal de estatística alemã (Destatis), o PIB da principal economia europeia caiu 0,3% entre janeiro e março face aos três meses anteriores, depois de ter contraído 0,5% entre outubro e dezembro.

Em termos homólogos, o indicador contraiu 0,5% nos primeiros três meses deste ano.

Estimativas iniciais divulgadas em abril sugeriam que a Alemanha tinha evitado por pouco uma recessão, apenas estagnando com um crescimento de 0%.

“Foram necessárias algumas revisões estatísticas, mas, no final das contas, a economia alemã realmente fez neste inverno o que já temíamos desde o verão passado: caiu em recessão técnica”, disse Carsten Brzeski, do banco holandês ING, citado pelo jornal.

Segundo a agência federal de estatística alemã, apesar do investimento do setor privado e da construção terem crescido no início do ano, não foram suficientes para evitar as quebras na economia que se deveram em grande à quebra do consumo privado (-1,2%) e do consumo público (-4,9%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+