Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Istambul acolhe novo encontro sobre exportação de cereais do Mar Negro

10 mai, 2023 - 04:46 • Lusa

A atual renovação do acordo expira em 18 de maio e a Rússia ameaçou não prorrogar o protocolo se as suas exigências não forem atendidas.

A+ / A-

As negociações para a continuidade do acordo dos cereais no Mar Negro são retomadas esta quarta-feira em Istambul, com o objetivo de ultrapassar as divergências entre Kiev e Moscovo sobre a exportação de fertilizantes russos.

A reunião será de alto nível e em formato quadripartido - Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU -, anunciou Sergei Vershinin, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

O governante insistiu que o Kremlin em 18 de março concordou renovar o acordo por apenas 60 dias e não 120, como Kiev e a ONU pediam, deixando claro que é "muito importante" para Moscovo a parte do acordo relacionada com a exportação de cereais e fertilizantes russos.

Além da exigência da exportação dos seus produtos, Moscovo aponta dificuldades devido aos efeitos colaterais das sanções que o Ocidente lhe impôs após a invasão da Ucrânia, em 24 fevereiro de 2022.

A Ucrânia, por sua vez, acusa a Rússia de colocar todos os tipos de obstáculos à passagem de navios com cereais ucranianos.

A atual renovação do acordo expira em 18 de maio e a Rússia ameaçou não prorrogar o protocolo se as suas exigências não forem atendidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+