Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PM britânico desiludido com maus resultados nas autárquicas em Inglaterra

05 mai, 2023 - 10:31 • Lusa

Apurados 62 dos 230 municípios que foram a votos, o 'Labour' ganhou 653 lugares dos cerca de 8.000 em disputa. Analistas esperam que os resultados destas eleições, as últimas de escala nacional antes das legislativas esperadas para 2024, deem uma ideia das tendências de voto para a escolha do próximo Governo.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, admitiu "desilusão" com os resultados preliminares das eleições autárquicas de quinta-feira em Inglaterra, que indicam uma derrota do Partido Conservador e avanços para os partidos da oposição.

"É sempre uma desilusão perder vereadores conservadores que trabalham arduamente", afirmou, em declarações em Londres, transmitidas pela estação Sky News, salientando que "em termos de resultados, ainda é cedo" porque só foram conhecidos parte dos resultados.

Apurados 62 dos 230 municípios que foram a votos, o 'Labour' ganhou 653 lugares dos cerca de 8.000 em disputa, mais 120 do que em 2019, enquanto os 'tories' perderam 226, após eleger 452 vereadores.

Os Liberais Democratas, quarto maior partido da oposição, também estão a aproveitar o deslize dos Conservadores, conquistando 59 novos lugares em 329 assegurados.

Sunak reivindicou, mesmo assim, que os 'tories' estão a "fazer progressos em campos de batalha eleitorais importantes".

"Não estou a detetar qualquer movimento maciço em direção ao Partido Trabalhista ou entusiasmo pela agenda deles", argumentou, prometendo continuar a trabalhar para concretizar prioridades para o Governo como reduzir a inflação, fazer crescer a economia, diminuir as listas de espera para a saúde e travar a imigração ilegal.

Apesar de a contagem dos boletins ter começado durante a noite em alguns locais, a maioria dos resultados só será conhecida ao longo do dia de hoje.

Os analistas esperam que os resultados destas eleições, as últimas de escala nacional antes das legislativas esperadas para 2024, deem uma ideia das tendências de voto para a escolha do próximo Governo.

O Partido Conservador está no poder há 13 anos, embora durante os primeiros cinco tenha governado em coligação com os Liberais Democratas.

O Partido Trabalhista está a tentar recuperar da pior derrota eleitoral desde 1935 nas legislativas de 2019, enquanto o então líder Jeremy Corbyn perdeu para o Partido Conservador de Boris Johnson, que triunfou com uma maioria absoluta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+