Tempo
|
A+ / A-

ONU e UE

Agrava-se insegurança alimentar, 258 milhões de pessoas afetadas

03 mai, 2023 - 16:33 • Lusa

A rede que elaborou o relatório inclui a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a União Europeia (UE).

A+ / A-

A insegurança alimentar agravou-se em 2022, com 258 milhões de pessoas em 58 países a necessitar de ajuda de emergência, contra 193 milhões no ano anterior, alertaram esta quarta-feira várias agências da ONU.

O aumento deve-se a conflitos, crises económicas e catástrofes climáticas, segundo o sétimo Relatório sobre a Crise Alimentar Mundial elaborado por uma rede de 17 agências, segundo a agência francesa AFP.

“É uma acusação contundente do fracasso da humanidade em fazer progressos no sentido da eliminação da fome, o segundo objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, numa introdução ao relatório.

A insegurança alimentar aguda está a aumentar pelo quarto ano consecutivo, com milhões de pessoas a “sofrer de uma fome tão grave que ameaça diretamente as suas vidas”, lê-se no documento.

“Este é um quadro muito preocupante”, disse o diretor do Gabinete de Emergências e Resiliência da FAO, Rein Paulsen, citado pela agência espanhola EFE.

A rede que elaborou o relatório inclui a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a União Europeia (UE).

O relatório inclui mais cinco países com insegurança alimentar do que em 2021, o que ajuda a aumentar o número de pessoas afetadas.

A insegurança alimentar aguda “continua a ser inaceitavelmente elevada”, em particular na República Democrática do Congo (RDC), na Etiópia, no Afeganistão, na Nigéria e no Iémen, segundo os autores do relatório.

“Os conflitos continuam a ser o principal motor das crises alimentares”, disse a FAO num resumo do relatório, mas as crises económicas, ligados à pandemia de covid-19 e ao impacto da guerra na Ucrânia, pesaram mais em alguns países em 2022.

Os fenómenos meteorológicos extremos ligados às alterações climáticas, como a seca histórica no Corno de África ou as inundações devastadoras no Paquistão, são também causas importantes do aumento da insegurança alimentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+