Tempo
|
A+ / A-

Pablo Picasso

Maior retrato de Picasso do mundo “esculpido” por trator

11 abr, 2023 - 15:43 • Beatriz Pereira

Para marcar os 50 anos da morte de Picasso, Dario Gambarin, autor da obra, usou máquina agrícola para desenhar o rosto do pintor espanhol.

A+ / A-
Maior retrato de Picasso do mundo “esculpido” por trator em terreno em Itália
Maior retrato de Picasso do mundo “esculpido” por trator em terreno em Itália

Dario Gambarin, artista italiano, usou um trator para criar um retrato de Pablo Picasso, num terreno baldio em Castagnaro, em Verona, Itália.

A homenagem assinala os 50 anos da morte do pintor espanhol e marca, agora na terra, o legado do artista, que morreu a 8 de abril de 1973, em Mougins, França.

O retrato estende-se por uma área de 25 mil metros quadrados de terreno baldio e foi criada com recurso a uma máquina agrícola, um arado e uma grade rotativa.

“Eu queria dedicar este retrato colossal a Picasso porque ele é daqueles mestres com quem nunca se para de aprender”, disse Gambarin.

O artista usou como referência o autoretrato de 1907 de Picasso para fazer aquele que diz ser o maior retrato do mundo do pintor espanhol.

A homeanagem pode ser vista numa propriedade dos pais do artista italiano, que já desenhou outras personalidades ao longo dos últimos anos.

Em novembro de 2013, Dario Gambarim homenageou John F. Kennedy, também por ocasião dos 50 anos da morte do antigo Presidente norte-americano.

Também em 2013, Gambarin traçou o rosto do Papa Francisco, depois do Vaticano ter anunciado um dia de jejum e oração pela paz na Síria.

Já em 2016, antes das eleições nos Estados Unidos da América, o artista italiano “lavrou” um retrato de Donald Trump com a palavra "Ciao" (Olá, em português) sob o ombro esquerdo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+