Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia critica reação "histérica" dos EUA e aliados ao envio de armas nucleares para Bielorrússia

09 abr, 2023 - 19:42 • Lusa

Peskov também apontou que o envio de armas nucleares táticas para a Bielorrússia não implica nenhum tipo de ajuste na Estratégia de Dissuasão Nuclear da Rússia e explicou que o envio dessas armas é uma resposta à abordagem da NATO para as fronteiras russas.

A+ / A-

O porta-voz da Presidência da Rússia, Dimitri Peskov, criticou hoje a reação "histérica" dos Estados Unidos e dos seus aliados ao recentemente anunciado acordo para a construção de silos para armas nucleares táticas na Bielorrússia, aliada da Rússia.

“No momento, esta é uma questão muito importante. Há uma reação desmedida do Ocidente aos anúncios do Presidente [Vladimir] Putin, [mas] eles não estão a esquecer-se da questão das armas nucleares dos EUA que estão aqui na Europa, próximo do nosso país”, disse Peskov, em declarações ao canal de televisão pública Rossiya1, de acordo com a agência de notícias Interfax.

“Eles estão a ter uma reação histérica aos nossos planos de construir silos de armazenamento para armas nucleares táticas no território da Bielorrússia”, argumentou.

Peskov também apontou que o envio de armas nucleares táticas para a Bielorrússia não implica nenhum tipo de ajuste na Estratégia de Dissuasão Nuclear da Rússia e explicou que o envio dessas armas é uma resposta à abordagem da NATO para as fronteiras russas.

A Bielorrússia tem mísseis táticos Iskander capazes de transportar ogivas nucleares há meses, mas agora a Rússia anunciou a intenção de enviar até dez aeronaves de combate com capacidade nuclear implantadas em território bielorrusso e a construção de silos para armazenamento de armas nucleares táticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    10 abr, 2023 Lisboa 09:05
    Por enquanto e ao contrário do que diz esta "figura", armas ocidentais do mesmo tipo, o mais próximo que estão da Rússia, são as que estão na Turquia. A seu tempo, veremos que tipo de reação vocês têm quando se instalarem armas nucleares do mesmo tipo na Polónia, e, quando esta for membro da NATO, na Ucrânia.

Destaques V+