Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reunião entre Governo francês e sindicatos fracassou

05 abr, 2023 - 12:24 • Lusa

Em causa está a lei apresentada por Macron, que aumentou de 62 para 64 anos a idade da reforma no país.

A+ / A-

A reunião realizada esta quarta-feira entre a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, e os sindicatos sobre a crise causada pela reforma na segurança social terminou "em fracasso", garantiram os sindicalistas.

O Governo, que aprovou esta reforma sem passar por uma votação na Assembleia Nacional, esperava encontrar pontos em comum, enquanto os sindicatos estão a exigir a retirada desta lei apresentada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, que aumenta de 62 para 64 anos a idade da reforma no país.

O encontro com Elisabeth Borne - o primeiro desde o início de janeiro - durou menos de uma hora e terminou em fracasso, segundo as oito organizações sindicais.

"Repetimos à primeira-ministra que não pode haver outra saída democrática se não houver a retirada do texto. A primeira-ministra respondeu que queria manter o seu texto, uma decisão grave", declarou o presidente do sindicato da CFTC, Cyril Chabanier, em nome das outras organizações.

Os sindicalistas avisaram que abandonariam a reunião se Elisabeth Borne se recusasse a falar sobre o aumento da idade para a reforma, a principal medida desta remodelação que há várias semanas está a alimentar os protestos em França.

Uma 11.ª mobilização dos sindicatos está marcada para esta quinta-feira.

A primeira-ministra, que recebeu as organizações pela primeira vez desde 10 de janeiro, tinha prometido ouvir tudo apesar dos "pontos de divergência", e esperava poder abordar outras reformas que estão para ocorrer.

A controversa reforma das pensões gerou uma mobilização quase semanal sem precedentes na França, levando cerca de 1.3 milhões de pessoas às ruas a 7 de março, segundo as autoridades.

As manfestações subiram de tom após a aprovação sem votação da reforma no Parlamento através do artigo 49.3 da Constituição francesa, com violência e detenções em várias cidades francesas.

Os sindicatos e o Governo esperam pela decisão do Conselho Constitucional, que dirá em 14 de abril se esta reforma está de acordo com a lei fundamental francesa.

O Conselho Constitucional também decidirá no mesmo dia sobre a validade de um texto apresentado pela oposição de esquerda que pode abrir caminho para um referendo sobre as pensões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+