03 abr, 2023 - 12:12 • Olímpia Mairos
A Finlândia vai oficialmente tornar-se um membro da aliança militar da NATO já esta terça-feira. O anúncio foi feito pelo Governo finlandês e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, já confirmou em conferência de imprensa.
“A partir de amanhã, a Finlândia será um membro pleno da aliança. Eles passarão a participar em todas as nossas reuniões, atividades e estruturas militares como membros de pleno direito. Teremos uma cerimónia de hasteamento da bandeira fora deste prédio às 15h30 de amanhã, 4 de abril, que também é o aniversário da NATO, disse Jens Stoltenberg.
A cerimónia do hastear da bandeira finlandesa, coincide com o 74.º aniversário da NATO. “É realmente um dia histórico, é um grande dia para a Aliança”, reforçou Jens Stoltenberg.
A entrada da Finlândia na Aliança Atlântica acontece após
ratificação da Hungria e da Turquia, os países-membros que ainda não o tinham
feito.
Na visão do secretário-geral da NATO, esta decisão irá
tornar a Finlândia “mais segura” e a “aliança mais forte” e, por consequência,
a “Suécia também mais segura”.
O Governo da Finlândia já divulgou, em comunicado, os detalhes sobre a cerimónia de adesão do país à NATO, indicando que o Presidente Sauli Niinistoö vai viajar para Bruxelas, capital da Bélgica, para assistir à cerimónia de assinatura do documento de adesão.
Antes da cerimónia, o Presidente e o secretário-geral da NATO vão reunir-se e falar à imprensa.
A formalização da adesão do país nórdico vai decorrer antes da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos estados-membros da NATO.
O país nórdico, que partilha fronteira com a Rússia, tornar-se-á o 31º membro da Aliança Atlântica.