Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finlândia. Centro-direita vence legislativas, Sanna Marin de saída

02 abr, 2023 - 22:09 • Redação

O Partido Social Democrata, liderado por Sanna Marin, ficou em terceiro lugar e conseguiu 19,9% dos votos.

A+ / A-

Com 20,7% dos votos, o partido Coligação Nacional venceu as eleições legislativas da Finlândia, que se realizaram este domingo.

Petteri Orpo, líder partido de centro-direita, terá agora responsabilidade de formar Governo e, muito provavelmente, irá suceder à jovem primeira-ministra Sanna Marin – que se notabilizou pelo apoio à Ucrânia e adesão do país à NATO.

O partido dos Finlandeses de extrema-direita ficou em segundo lugar na ida às urnas, com 20,1% dos votos.

Já o Partido Social Democrata, liderado por Sanna Marin, ficou em terceiro lugar e conseguiu 19,9% dos votos.

No seu discurso de vitória, Petteri Orpo lembrou que não será fácil constituir Governo. Mas disse: “A única coisa que fará a Finlândia prosperar é a cooperação, mas é óbvio que as diferenças de opiniões em certos assuntos são muito grandes.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+