Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornalista do "The Wall Street Journal" detido por suspeita de espionagem

30 mar, 2023 - 12:26 • Olímpia Mairos , com agências

Jornal norte-americano está “profundamente chocado” e “nega veementemente” as alegações de espionagem contra o jornalista.

A+ / A-

O jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich foi detido pela agência de segurança máxima da Rússia (FBS) sob acusação de espionagem.

Os serviços de segurança do FSB disseram que “interromperam as atividades ilegais do cidadão americano Evan Geshkovich", argumentando que o repórter do The Wall Street Journal era “suspeito de espionar os interesses do governo americano”.

De acordo com a agência RIA Novosti, o correspondente norte-americano, de 32 anos, foi detido em Yekaterinburg, cidade no centro da Rússia, quando “tentava obter informações confidenciais”.

“As atividades ilegais do cidadão americano Gershkovich Evan, nascido em 1991, correspondente do gabinete de Moscovo do jornal americano The Wall Street Journal, acreditado no Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, que é suspeito de espionagem no interesse do governo dos EUA, foram suspensas”, diz o comunicado de imprensa do FBS.

A mesma fonte alega que Gershkovich recolheu, “sob instruções dos EUA”, materiais que constituíam um segredo de Estado “sobre as atividades de uma das empresas do complexo militar-industrial russo”.

Em comunicado, o Wall Street Journal disse estar “profundamente preocupado com a segurança” do seu repórter, acrescentando num comunicado posterior que “nega veementemente as alegações do FSB e procura a libertação imediata do nosso repórter confiável e dedicado, Evan Gershkovich".

“Estamos solidários com Evan e sua família”, lê-se no comunicado citado pela Reuters.

O repórter detido fazia a cobertura de toda a antiga União Soviética para o Wall Street Journal. Evan Gershkovich colaborou com a agência France Press, o The New York Times e o The Moscow Times.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    30 mar, 2023 Eu 14:28
    Mais um refém que a Rússia tomou, depois da tal basquetebolista que só foi solta, por troca com um dos "deles". Se os russos avançarem para a fraude de julgamento com pena de 20 anos de prisão, sugiro aos "camones" que se ponham em posição ao pé da embaixada moscovita e deitem a mão ao primeiro russo "valioso" que saia para a rua. Tal como os russos, inventa-se uma queixa qualquer e o tipo ou tipa, só é libertado por troca com o jornalista.

Destaques V+