Tempo
|
A+ / A-

Qatargate

Comissão Europeia afasta diretor-geral que fez nove voos gratuitos na Qatar Airways

29 mar, 2023 - 13:37 • Lusa

O caso - noticiado pelo 'site' Politico - está relacionado com uma suspeita de conflitos de interesses envolvendo o ex-ministro da Estónia, entre 2015 e 2021.

A+ / A-

A Comissão Europeia afastou o diretor-geral dos Transportes, o estónio Henrik Hololei, após este ter viajado gratuitamente na companhia aérea do Qatar enquanto o seu departamento negociava um acordo de aviação com aquele país.

O Colégio de Comissários decidiu, na reunião semanal desta quarta-feira, afastar Hololei do cargo de responsável pela Direção-geral da Mobilidade e Transportes (DG Move), que ocupava desde 2015, tendo-o transferido para a função de assessor sénior no departamento de Cooperação Internacional. O político assumirá as novas funções a partir de 1 de abril.

O caso - noticiado pelo 'site' Politico - está relacionado com uma suspeita de conflitos de interesses por Henrik Hololei ter viajado gratuitamente na Qatar Airways enquanto uma equipa da DG Move negociava um acordo comercial com o país, que permitiu que a companhia aérea ficasse com livre-trânsito para circular na União Europeia (UE).

Segundo o Politico, seis dos voos em causa tiveram lugar enquanto o acordo comercial entre a UE e Doha estava a ser elaborado e quatro deles foram pagos pelo Governo do Qatar ou por um grupo com ligações ao país.

Acresce ainda ter sido o próprio Hololei a assinar o documento que atestava a ausência de conflito de interesses em causa própria.

O ex-ministro da Estónia fez pelo menos nove viagens gratuitas na Qatar Airways entre 2015 e 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+