Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

UE lança iniciativa para resgatar crianças ucranianas raptada pela Rússia

24 mar, 2023 - 00:29 • Lusa

Von der Leyen não especificou quando é que a conferência vai realizar-se.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje uma iniciativa conjunta com o primeiro-ministro da Polónia e com o apoio das Nações Unidas, para resgatar as mais de 16.000 crianças raptadas pela Federação Russa.

"O primeiro-ministro [Mateusz] Morawiecki e eu vamos lançar uma iniciativa para resgatar estas crianças raptadas pela Rússia. Para isso, vamos organizar uma conferência -- é ainda o início, vai ser um trabalho difícil -, para pressionar" a Federação Russa, disse Ursula von der Leyen, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas (Bélgica).

Von der Leyen não especificou quando é que a conferência vai realizar-se.

A iniciativa tem como propósito descobrir o "paradeiro destas crianças", que de acordo com a presidente da Comissão são milhares: "Sabemos hoje de 16.200 crianças deportadas [para a Rússia], apenas 300 regressaram [à Ucrânia]."

"[O rapto de crianças] é uma lembrança horrível dos momentos mais obscuros da nossa História o que está a acontecer lá [na Ucrânia]. Deportar crianças é um crime de guerra", acrescentou von der Leyen, ladeada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

E defendeu que ações como esta por parte do Kremlin "justificam completamente" o mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.

"Isto [a iniciativa] inclui as crianças que foram, entretanto, 'adotadas' ou levadas para famílias de acolhimento na Rússia", completou a presidente da Comissão Europeia, que simulou umas aspas com as mãos quando utilizou a palavra "adotadas".

Von der Leyen agradeceu também ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, - que participou na reunião - por "disponibilizar na totalidade as agências" da organização, já que "têm uma grande experiência em tópicos difíceis como este".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    24 mar, 2023 Seixal 15:53
    Podia também incluir nesta iniciativa de resgate, as crianças que ficam órfãs na Palestina, as que ficaram no Afeganistão e as do Iraque que ficaram no esquecimento, porque as mães dessas crianças também pintavam as unhas de vermelho.
  • Desabafo Assim
    24 mar, 2023 porto 08:48
    Preso por ter cão ou não ter.

Destaques V+