Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão social em França adia visita do rei de Inglaterra

24 mar, 2023 - 11:35 • Olímpia Mairos , com Lusa

Presidência francesa diz que visita de Estado do monarca britânico vai ser "reorganizada o mais rápido possível".

A+ / A-

A visita do Rei Carlos III de Inglaterra a França foi adiada devido ao anúncio de um novo dia nacional de manifestações contra a reforma das pensões na terça-feira, anunciou esta sexta-feira o Palácio do Eliseu.

Em comunicado, a Presidência francesa indica que a decisão foi “tomada pelos governos francês e britânico, após uma conversa telefónica entre o Presidente da República e o Rei esta manhã, a fim de poder acolher Sua Majestade o Rei Carlos III em condições que correspondam à nossa relação de amizade”.

No mesmo documento, a Presidência francesa promete remarcar a visita “o mais rapidamente possível”.

Também o Palácio de Buckingham confirmou o adiamento da visita, assinalando que o monarca e a rainha consorte Camilla “aguardam com grande expetativa a oportunidade de visitar a França, assim que [novas] datas possam ser encontradas”.

Esta seria a primeira visita de Estado do rei de 74 anos, que acedeu ao trono a 8 de setembro, após a morte da mãe, a rainha Isabel II.

A decisão de adiar a visita está relacionada com a tensão que se vive no país por causa da reforma à Segurança Social e da contestação face ao aumento da idade de reforma dos 62 para os 64 anos.

Os últimos dias têm sido marcados por confrontos entre os manifestantes e a polícia em várias cidades francesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 mar, 2023 Lisboa 16:58
    Não vá acabar sem cabeça como o outro... É que os franceses não brincam em serviço.

Destaques V+