Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE disposta a enviar mísseis para a Ucrânia

23 mar, 2023 - 19:56 • Ricardo Vieira, com Lusa

Os líderes europeus continuam empenhados em "apoiar a reparação, a recuperação e a reconstrução da Ucrânia, em coordenação com os parceiros internacionais".

A+ / A-

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia estão de acordo em enviar, "se solicitados", mísseis para ajudar a Ucrânia na guerra contra a Rússia.

O Conselho Europeu, que esteve reunido esta quinta-feira, em Bruxelas, congratulou-se com o acordo alcançado para fornecer armamento às forças armadas ucranianas.

"O Conselho Europeu congratula-se com o acordo alcançado no Conselho para fornecer à Ucrânia, com caráter de urgência, munições solo-solo e de artilharia e, se solicitados, mísseis, nomeadamente através da aquisição conjunta e da mobilização do financiamento adequado, inclusive através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, com o objetivo de fornecer um milhão de munições de artilharia à Ucrânia, num esforço conjunto ao longo dos próximos doze meses, sem prejuízo do caráter específico da política de segurança e defesa de determinados Estados-Membros", refere o comunicado divulgado no final da reunião.

Os líderes europeus continuam empenhados em "apoiar a reparação, a recuperação e a reconstrução da Ucrânia, em coordenação com os parceiros internacionais".

"Neste contexto, o Conselho Europeu reitera o total apoio da UE à criação de um mecanismo internacional para registar os danos infligidos pela Rússia. Em conjunto com os parceiros, a União Europeia continuará a intensificar os trabalhos no sentido de utilizar os bens congelados e imobilizados da Rússia para a reconstrução da Ucrânia e para fins de reparação, em conformidade com o direito da UE e o direito internacional", sublinha o comunicado.

A União Europeia permanece, também, "empenhada em manter e aumentar a pressão coletiva sobre a Rússia, inclusive por meio de eventuais novas medidas restritivas, e em continuar a trabalhar em conjunto com os seus parceiros sobre o limite máximo do preço do petróleo".

Zelensky volta a pedir mísseis de longo alcance

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou hoje a pedir aos líderes europeus o fornecimento de mísseis de longo alcance e aviões de combate modernos, numa intervenção por videoconferência no Conselho Europeu em que apelou a novas sanções a Moscovo.

Numa intervenção por videoconferência feita a partir de um comboio, na Ucrânia, Zelensky alertou os líderes da UE para o risco de a guerra se prolongar, se não forem fornecidos mísseis de longo alcance e aviões modernos de combate.

Na intervenção, feita quando regressava de uma deslocação à frente de combate em Kherson, agradeceu a ajuda militar já enviada desde o início da agressão russa, em 24 de fevereiro de 2022.

O líder ucraniano apelou ainda à adoção de novas sanções à Rússia (Bruxelas vai já no 10.º pacote de medidas restritivas), avanços nas negociações de adesão da Ucrânia à UE e progressos no processo de paz.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé tuga
    23 mar, 2023 Coina 22:08
    Portugal não tenho dinheiro para nada, adquirem navios que os outros iam vender no ferro velho, tem o SnS como tem, reformas miseráveis, não te lares para terceira idd...serviços públicos em colapso mas tem dinheiro para comprar armamento da a Ucrânia....esperemos é que a coisa não escale....pq do resto já nós estamos habituados....os chernes da vida da cimeira da guerra onde se decidiu uma guerra mantirosa contra o Iraque estão travestidos no partido xuxalista....é por estas e por outros que já vários partidos xuxalistas já desapareceram de vários países como Grécia, França, etc

Destaques V+